Linka-te

Video Clip da Semana : Pink floyd - Mar Aral ou o soviet verde?

sábado, 31 de outubro de 2009

A Festa de Halloween



















Na última quinta feira, 29 de Outubro, festejou-se o Dia das Bruxas ( Halloween) na Escola Sec./3 Drª Maria Cândida-Mira. Esta actividade foi apresentada pelos alunos da turma do 11ºE- Curso Profissional de Animador Sociocultural, na qual aplicaram e desenvolveram, no contexto da sua comunidade, as suas capacidades de planificação, organização e dinamização de eventos. A Peça de Teatro, A Melodia da Maldição, prevista para ir a palco no Salão do Bombeiros Voluntários teve que ser adiada para data a anunciar oportunamente.






As Origens:
Todos sabemos que se trata de uma tradição Anglo-saxónica que remonta ao tempo dos Druidas Paleopagãos (Séc. V a.C), os quais presidiam a Cerimónias Místicas nos quatro principais momentos do ciclo da vida do mundo natural: Solstício de Inverno, ou “Metade do Inverno”; Equinócio da Primavera; Solstício de Verão, ou “Metade do Verão”, e Equinócio de Outono.
Estas celebrações estendiam-se ao longo dos quatro territórios celtas: Samhain, Oimelc, Beltane e Lughnasadh, onde se realizavam representações cénicas, com pessoas disfarçadas de diferentes entidades e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.

O Halloween Hoje:
Se analisarmos o modo como o Halloween é hoje celebrado, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada a religiosidade cristã, como a celebração da Festa de Finados e o Dia De Todos os Santos, para além da manutenção/incorporação pagã toda uma série de elementos estranhos como as Caveiras, Abóboras, Bruxas, Disfarces e Mortos-Vivos (Vampirismo). - texto adap.

Se quiseres utiliza a caixa de Comentários para dar a tua opinião sobre esta actividade. Obrigado!