Linka-te

Video Clip da Semana : Pink floyd - Mar Aral ou o soviet verde?

domingo, 25 de maio de 2008

Captura de CO2

Apenas por respirarmos libertamos cerca de 300Kg de CO2 por ano. Se a este valor se acrescentar o CO2 libertado de forma directa(exp. consumo de combustível-cerca de 15Kg por cada 100Km percorridos) e outras libertações indirectas (exp. consumo de electricidade e toda a energia necessária para produzir todos os bens que alimentam as nossas necessidades e o nosso padrão de consumo),tudo junto dará um valor médio de 6.000 Kg/hab./ano.
Enquanto a tecnologia actual não evoluir de forma a permitir que a recaptura de CO2 seja económicamente viável, as acções ao nosso alcance são:
- Redução de consumos, reutilização e reciclagem.( É o mínimo!)
- Utilizar energias renováveis (Paineis solares térmicos/fotovoltaicos e geradores eólicos)
- Plantar muitas árvores (uma árvore é capaz de absorver cerca de 2Okg de CO2/ano. Daqui resulta uma evidência:podemos plantar 300 árvores por ano, ou seja uma por dia.)

"Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter." (Tihamer Toth)

3 comentários:

Anónimo disse...

Libertarmos 300kg de CO2 por ano na respiração até acho um valor reduzido, apesar de nunca ter pensado nesa questão, o que não compreendo é como que um carro que gasta 8 litros/100Km, consiga emitir 15kg de CO2. Emite o dobro da massa do que gasta e ainda produz energia?

Anónimo disse...

Gostaria de ter a resposta tbm, à pergunta que o Mario Campos lhe fez:)

Anónimo disse...

De facto é uma boa questão, mas o fenómeno, segundo os físicos é fácil de explicar e não tem nada a ver com a multiplicação dos átomos:
O gasóleo, combustível fóssil, para além do hidrogénio, é composto de carbono que na combustão se combina com o oxigénio da atmosfera formando CO2.
Este forma-se durante a combustão combinando-se um átomo de carbono (C) com dois átomos de oxigénio (O) do ar. Porque o peso atómico do carbono é 12 e do oxigénio 16, o peso atómico do dióxido de carbono é 44. Baseado neste princípio,1 kg de carbono combina-se com 2.666 kg de oxigénio para formar 3.668 kg de dióxido de carbono.