Linka-te

Video Clip da Semana : Pink floyd - Mar Aral ou o soviet verde?

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Parque Eólico de Vila Nova e Quinta da Paiva (Miranda do Corvo) - Saida de Campo


No dia 18 de Abril, alunos do 8º Ano da Escola Sec. de Mira, acompanhados por professores de Ciências Naturais, Geografia e Físico-Química, realizaram uma saída de Campo ao concelho de Miranda do Corvo. Visitaram o parque Eólico de Vila Nova, que se insere num dos mais importantes núcleos nacionais de produção desta forma de energia, chamada de alternativa. Este parque Eólico está localizado na Serra do Espinhal a uma Altitude de 900 metros, o suficiente para se sentir a diferença de temperatura em função da altitude do lugar: neste caso cerca de 6ºC.
Embora a custos superiores do que a energia convencional, este parque eólico produz electricidade suficiente para abastecer uma localidade de 30 000 hab.
Esta saída de campo decorreu conforme o previsto, em termos de planificação, postura e relacionamento de todos os participantes, tornado possível a realização bem sucedida  das experiências pedagógicas previstas para os diferentes locais a visitar.
Torres Eólicas: Há quem ache estético e há quem ache que estraga a paisagem. E Tu? Deixa a tua Opinião!

Pás de 40m (80 de diâmetro)

 Na pausa para almoço, contou-se com o apoio técnico do bar do Museu da Chanfana e do Parque de Merendas, onde todos puderam descontrair e investigar os diferentes aspectos daquele recanto natural à beira de um  afluente do rio Dueça.

Após o almoço visitou-se a Quinta da Paiva, uma Instituição que promove a defesa e valorização da fauna autóctone portuguesa e a integração da pessoa deficiente. Em 2007 este projecto obteve o 1º Prémio do Concurso Nacional para o "European Enterprise Awards."  
Num espaço amplo e em enquadramento natural, podem ser vistos animais das mais variadas espécies como Lobos, Linces, Veados, Lontras, Javalis, Raposas, Ginetas, diferentes Aves de Rapina, algumas raças de Cães nacionais, entre  muitos outros exemplos.Também se podem observar Ursos Castanhos ( euro-asiático) em programa de reprodução. 
Porque no Parque Biológico há a passibilidade de se praticarem diferentes actividades, optou-se pelo maneio de Equinos, possibilitando-se ao todos, a muitos pela primeira vez, a experiência de andar a cavalo.














Lobo















E como foi um dia cheio de experiências e já estávamos em cima da hora, regressámos todos de foguetão (como aliás comprova a imagem). 

1 comentário:

Mandrake disse...

Boas!

Por acaso alguém sabe dizer o tempo de vida útil de um Parque Eólico?
Obrigado!