Linka-te

Video Clip da Semana : Pink floyd - Mar Aral ou o soviet verde?

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A Indústria

 A Revolução Industrial, a Indústria e os Fatores de Localização
Pode afirmar-se  que a Indústria nasce na Inglaterra com a Rev. Industrial de finais do Séc. XVIII. A invenção da máquina a vapor e da sua aplicação no tear mecânico e na locomotiva e barco a vapor, constituem os elementos tecnológicos fundamentais da 1ª fase da Rev. Industrial, a qual, tendo início na Inglaterra rapidamente se espalhou à generalidade dos países europeus e Estados Unidos.
 A 2ª fase da Rev. Industrial (Final do Séc. XIX  e inícios do Séc. XX), que ocorreu primeiramente nos Estados Unidos, caracteriza-se pela descoberta da eletricidade e invenção do motor de explosão, o que levou ao consumo crescente de combustíveis fósseis como o Petróleo. A 3ª fase da Rev. Industrial, teve início, também nos E.U.A., no final da 2ª Guerra Mundial (1945), tendo como elementos tecnológicos de referência, a descoberta da energia nuclear, do transístor, dos meios de telecomunicação e da indústria espacial, provocando uma revolução em cadeia dos processos produtivos com consequências económicas , sociais e ambientais sem paralelo na história da humanidade.
Passa-se da manufatura para a maquinofatura, da pequena produção localizada para a grande produção deslocalizada, de uma sociedade predominantemente agrária para as sociedades burguesa, urbana, pós industrial e globalizada,  tudo isto num  período de tempo equivalente à vida de uma tartaruga.
A localização das novas unidades produtoras (fábricas) passa a ter em conta os novos elementos intervenientes no processo. São os fatores de localização industrial, dos quais se destacam:
1- As Matérias-primas
2- A Energia
3- A Mão-de-obra
4- As Vias-de-comunicação
5- O Capital
6- Os Centros de Investigação (I&D)
7- O Mercado
8- A Solidariedade Técnica
9- A Decisão Política (Planeamento)
  Completa os teus conhecimentos com este Ppt e com o video que podes ver (clica aqui ou no título deste post)

Geografia -9º Ano (Turmas A,B, C e D): 
Grau Dificuldade- Médio
Depois de analisares o ppt tenta responder a estas 3 questões: 
1- Classifica a Indústria Cimenteira e a Indústria de Calçado
2- Indica os dois mais importantes factores de localização para cada uma destas indústrias.
3- Justifica apenas uma das opções anteriores para cada tipo de indústria.
(Imp: Não esqueças de indicar o nome, nº e turma)
Obrigado pela participação
O professor,
franciscoleal

6 comentários:

Maria Arrais de Oliveira, nº 12, 9ºC disse...

Resolução do questionário:

1. A Indústria Cimenteira pertence aos bens de equipamento, é uma indústria tradicional, é intensiva em capital e é extrativa; a Indústria de Calçado pertence aos bens de consumo, é uma indústria tradicional, é intensiva em mão de obra e é transformadora.

2. Os dois mais importantes fatores de localização da Indústria Cimenteira são as matérias primas e os capitais. Para a Indústria de Calçado são a mão de obra e as matérias primas.

3. (Justificação da 2ª questão) Para a Indústria Cimenteira é importante ter as matérias primas junto de si visto que são necessárias em grandes quantidades e assim fcilitam o seu transporte. Em relação a esta indústria também é importante existirem bons capitais para manter o negócio ativo e em bom funcionamento. Para a Indústria de Calçado é necessário haver mão de obra para realizar a maioria das tarefas, logo, estas localizam-se maioritariamente em regiões com grande densidade populacional e também é preciso matérias primas o mais perto possível.

Maria Rebelo Nº14 9ºC disse...

1- A indústria de calçado é uma indústria de bens de consumo, tradicional, intensiva em mão de obra e transformadora. Já a indústria cimenteira é uma indústria de bens de equipamento, ''de ponta'', intensiva em capital e transformadora.

2- Para a indústria cimenteira os dois fatores de localização são: o capital e as energias. Para a indústria de calçado são: a mão de obra e as matérias-primas.

3- Sendo a indústria de calçado uma indústria tradicional, precisa de bastante mão de obra. Sem dinheiro não existe a possibilidade de compra de matérias-primas o que significa que não existirá materiais para a produção de cimento.

Inês Lourenço disse...

1- Indústria cimenteira: utiliza bens de equipamento; é intensiva em capital; é extrativa; é uma grande indústria e é uma indústria pesada.
Indústria de calçado: utiliza bens de consumo; é tradicional; é intensiva em mão de obra; é transformadora; é uma pequena indústria e é uma indústria ligeira.

2- Indústria cimenteira: matérias-primas e a quantidade de energia do local.
Indústria de calçado: Mercados e mão-de-obra

3- Indústria cimenteira: Eu escolhi as matérias primas porque a Indústria cimenteira precisa de muitas matérias primas.
Indústria de calçado: Eu escolhi mão de obra porque a indústria de calçado precisa de muita mão de obra.

Inês Lourenço/ Nº5/ 9ºC

Mariana Ribeiro,nº15-9ºC disse...

Mariana Ribeiro, nº15 9ºC

1- Existem vários tipos de indústria. Na indústria cimenteira classifica-se em bens de equipamento, "de ponta" ou "high tech", intensiva em capital e extractiva. No caso da indústria de calçado classifica-se em bens de consumo, tradicional, intensiva em mão-de-obra e transformadora.

2- Dois factores importantes de localização para cada uma destas indústrias são, por exemplo, as matérias-primas e a mão-de-obra.

3- Precisamos de matérias-primas, para estes dois tipos de indústrias. No caso da indústria do calçado necessitamos de borracha, peles, entre outras e no caso da indústria cimenteira necessitamos de cal, entre outras.

Catarina Santos-Nº1-9ºC disse...

1-A Indústria Cimenteira é uma grande indústria, é uma indústria de base, uma indústria pesada, extractiva, intensiva em capital, tradicional e produz bens de equipamento. A Indústria de Calçado é uma grande indústria, é uma indústria a jusante e uma indústria ligeira, transformadora, intensiva em mão-de-obra, tradicional e produz bens de consumo.

2- Para a Industria Cimenteira dois importantes factores de localização são o desenvolvimento dos transportes e das TIC e as matéria primas, e para a Indústria de Calçado dois importantes factores de localização são a mão-de-obra barata e menor exigência com os direitos dos trabalhadores.

3- Para a Indústria cimenteira um dos factores de localização é as matérias-primas porque é necessário matérias primas para o cimento. para a Indústria de Calçado é importante a mão-de-obra barata para eles conseguirem produzirem muito.

franciscoleal disse...

Obrigado pelos vossa participação.
Gostei das respostas.
Continuação de um bom ano letivo