Linka-te

Video Clip da Semana : Pink floyd - Mar Aral ou o soviet verde?

sábado, 17 de setembro de 2011

Agricultura

A Agricultura é uma actividade do sector primário, constituindo-se como a principal fonte de produção de recursos para a alimentação humana e produção animal  (Pecuária). Actualmente coexistem diferentes tipos de agricultura, os quais poderão ser agrupados em três grandes conjuntos: a Agricultura Tradicional, a Agricultura Moderna e a Agricultura Biológica. Enquanto a Agricultura Tradicional se caracteriza pelas suas policulturas de subsistência, pela pequena Produtividade e ,geralmente, reduzido Rendimento, a Agricultura Moderna aposta na especialização agrícola(mono ou bi-culturas), nas elevadas produtividades e na maximização do lucro, obtido através da colocação dos produtos no mercado. Quanto à Agricultura Biológica ela apresenta muitas características da agricultura moderna, só que é praticada em respeito pelo ambiente e biodiversidade, não podendo por isso recorrer a fertilizantes, herbicidas e pesticidas químicos.




Utiliza a caixa de comentários para participares no seguinte desafio:
Desafio 1- Explica os conceitos de Produtividade e Rendimento agrícolas
(As melhores respostas serão publicadas e contarão para a avaliação dos alunos das turmas 9ºC e 9ºD da Esc. Sec. de Mira- 2011/2012)

20 comentários:

Anónimo disse...

O rendimento agrícola trata-se da quantidade de produto obtido (toneladas) por área de cultivo (ha). Em Portugal registam-se baixos valores porque existem culturas que não estão ajustadas ao tipo de solo onde se encontram e também devido à reduzida fertilidade dos solos. Em relação à produtividade agrícola, quantidade de produto obtido (toneladas) pelo nº de horas de trabalho, podemos designá-la como reduzida, já que se regista um baixo índice de mecanização, o que implica mais horas de trabalho.



Rafael Baptista nº18 9ºC
2011/2012

Anónimo disse...

na agricultura biologica é muito melhor nos alimentos. nos campos de cultivo é tudo em coisas naturais. tem melhores solos para cultivarem mais e é mais sustentável. na agricultura biologica temos a reduzir agroquimicos toxicos nos alimentos. nº6 9ºC

gabriel disse...

Esta Bue fixe!
Achei que fiquei muito informado,tive novos conhecimentos.

Paulo disse...

Fiquei bastante informado depois de ver este video.

Anónimo disse...

Pôde concluir que existe uma agricultura mais desenvolvida que nos últimos anos.
E não só, que a agricultura de Portugal, é “pobre”


Aluna: Daniela Caetano; Nº10 9ºC

Anónimo disse...

A agricultura em Potugal, a maior parte é feita através de máquinas, e é um pouco pobre.
Com estes videos fiquei a saber mais alguma coisa sobre a agricultura.
Aluna: Sara Sarilho; Nº21; 9ºC

Anónimo disse...

Produtividade é a relação entre os produtos cultivados e a produção.
Rendimento agrícola é o que os agricultores retiram da terra. é com isso que eles conseguem sobreviver. ou então vendendo, para pequenas mercearias.
N.º 5; 9.ºC

Anónimo disse...

Como pude verificar, a agricultura tradicional, é uma agricultura que dá pouca produtividade, tendo um rendimento muito reduzido a comparado ao rendimento da agricultura moderna.
Na agricultura moderna, é tudo feito à base das máquinas, dos produtos fertilizantes, dos produtos químicos, entre muitos outros produtos, o que origina uma maior produtividade em relação à agricultura tradicional. Enquanto que na agricultura biológica, aprendi que é praticada pura e simplesmente por respeito ao meio ambiente e à biodiversidade, sendo assim, nesse caso na agricultura biológica não se utilizam quaisquer tipo de produtos químicos ou fertilizantes.

Ana Filipa Trinco, nº3 9ºC.

nº4, 9ºC disse...

A Produtividade é um indicador de eficiencia da Agricultura muito utilizado em análises económicas e financeiras.
O rendimento agrícola é cultivar de forma eficiente para ter boa qualidade e muita quantidade.

Ana Lúcia Rocha, nº4, 9ºC

ana8 disse...

Na agricultura moderna a produtividade é maior, pois utilizam : produtos químicos ( herbicidas,pesticidas, insecticidas), sistemas de guerra eficientes e sofisticados, modernas estufas, numerosa mau de obra quase sempre com qualificação profissional e uma investigação científica e tecnológica o que permite uma melhor utilização dos solos e a seleção de sementes mais profutivas e resistentes o que origina um maior rendimento. Enquanto a agricultura tradicional tem uma fraca mecanização, instrumentos artesanais e mão-de-obra numerosa, fertilizantes naturais, fraca proteção das culturas, a rega depende da água da chuva e dos cursos de água e não existe estudos dos solos e seleção de sementes. Portanto isto faz com que embora a agricultura tradicional seja mais amiga do ambiente tem pouca produtividade tal como a agricultura biológica.

Anónimo disse...

Gostei do video , muito interessante .

Anónimo disse...

Rendimento agrícola

O rendimento agrícola exprime a relação entre a quantidade de produtos obtidos e a área onde foram cultivados.
O rendimento agrícola é maior na agricultura moderna pois:
-a ocupação dos solo é maior;
-geralmente é utilizado um sistema extensivo de aproveitamento da terra;

O rendimento agrícola é menor nas agriculturas tradicional e biológica devido:
-a uma menor ocupação do solo;
-a um aproveitamento da terra intensivo;


Produtividade agrícola

A produtividade agrícola exprime a relação entre a produção e a mão-de-obra utilizada.
A produtividade agrícola é maior na agricultura moderna pois:
-a população ativa empregue é menor;
-a utilização de maquinaria é maior.

A produtividade agrícola é menor nas agriculturas tradicional e biológica devido:
-à utilização ( quase exclusiva) de numerosa mão-de-obra.

Mafalda Griné nº15 9ºC

Raquel Ferreira Lecoq disse...

Raquel Ferreira Lecoq Nº16 9ºD

Rendimento agrícola é a relação entre a quantidade de produtos obtidos e a área onde foram cultivados. (RA= Produção : Área cultivada). Quanto maior for o rendimento maior é a ocupação do solo.

Produtividade agrícola é a relação entre a produção e a mão de obra utilizada. (PA= Produção : mão de obra). Quanto maior é a produtividade agrícola maior é a utilização de maquinas, por isso, menos pessoas nessa actividade.

Anónimo disse...

o video tenta transmitir ás pessoas o quanto se passava para cultivar algum alimento...agora nesta época já existem novas técnicas de agricultura e já nao é preciso fazer nada do que se fazia antes...


Nádia Neto nº16 9ºC

franciscoleal disse...

O prazo regulamentar para comentar este post terminou. A partir de agora pode continuar a haver comentários ainda que menos valorizados em termos de avaliação. Todas as vossas participações foram devidamente registadas, pelo que contarão para a avaliação à disciplina de geografia (9ºAno). Verifiquei uma grande diferença entre o nº de comentários da turma 9ºC e 9ºD. Sei que estes no próximo desafio compensarão este facto. A partir de agora os alunos da professora Dolores tb deverão responder aos desafios colocados. (Não esquecer de indicar o nome, nº e turma.) Obrigado a todos pela V. participação.Um bom ano escolar. Os professores de Geografia, franciscoleal e doloreslopes.

Anónimo disse...

O rendimento agrícola trata-se da quantidade de produto obtido por área de cultivo.
A produtividade agrícola é quantidade de produto obtido pelo nº de horas de trabalho, já que se regista um baixo índice de mecanização, o que implica mais horas de trabalho.
(Desculpe se não entreguei a horas mas eu não estou sempre em casa. Tambem tenho vida pessoal)

Gonçalo Oliveira nº13 9ºC

Anónimo disse...

.

Anónimo disse...

nº 20
9ºc

Anónimo disse...

Os produtos biológicos são muito melhores para a nossa alimentação pois não contem químicos para crescerem num tempo antecipado, no entanto não se pode só produzir produtos biológicos pois se isso acontecesse não haveria alimentação para todas as pessoas do nosso planeta. Então sem opção de escolha teem que se fabricar também os produtos que não são biológicos.Nós como consumidores é óbvio que queremos escolher sempre o melhor mesmo, por algumas vezes não o podemos fazer.


Ana Sérgio nº2 9ºC

Ana nº1 9ºC disse...

A produtividade agrícola é a relação entre a quantidade de produto produzido e o fator de produção (nº de horas de trabalho. Enquanto que o rendimento agrícola é a relação entre a quantidade do produto produzido e a área de cultivo, expressos em kg/ha ou tonelada/ha.

Ana Milheirão
nº1 / 9ºC