Linka-te

Video Clip da Semana : Pink floyd - Mar Aral ou o soviet verde?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Sector Terciário

O Sector Terciário engloba um vasto conjunto de actividades, as quais, apesar de não produzirem bens materiais, ajudam os outros sectores a produzir e a funcionar melhor. São grandes exemplos de actividades deste sector: o Comércio, os Transportes, os Serviços e a Administração.
O Sector Terciário já existe há milhares de anos, contudo foi principalmente a partir do Séc. XX que, nos países desenvolvidos,  este sector se expandiu enormemente com o fenómeno da explosão urbana e a terciarização da economia.
Como se pode observar na seguinte figura, os sectores de actividade evoluem no tempo, registando-se a partir de meados do Séc.XX (1950) uma evolução muito positiva do sector terciário em detrimento dos sectores primário e secundário. É a consequência da mecanização da agricultura/pescas e também da deslocalização das indústrias dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. Deste modo a população activa concentra-se cada vez mais no sector terciário (cerca de 70%) desenvolvendo profissões em inúmeras áreas como o ensino, saúde, comércio, transportes, turismo, administração, direito, banca e seguros, jornalismo, telecomunicações, segurança e outros importantes serviços vários ( cabeleireira, limpeza, electricista, e manutenção, por exemplo)
    Evolução dos Sectores de Actividade - Países Desenvolvidos
Para se consolidar esta informação podemos clikar nos Links, no Título e ver o seguinte Ppt:
Os Sectores de Actividade
View more presentations from lidia76

(para os alunos de Geografia do 9º Ano da Sec. Mira)
Desafio da semana:  
Para além da deslocalização das indústrias para os países em desenvolvimento, indica outra razão que explique a diminuição da população activa verificada no sector secundário. Não esqueças de indicar o nome, nº e turma. Bons Posts!
Atenção: Grau de dificuldade deste desafio - Médio/Alto
 (os professores franciscoleal e doloreslopes)

19 comentários:

Anónimo disse...

uma outra razão para a diminuição da população ativa verificada no sector secundário é o excesso de peso e o desemprego.
Nádia Neto nº16 9ºC

Anónimo disse...

Para além da deslocalização das indústrias para os países em desenvolvimento, também a evoluição das fábricas explicam a diminuição da população activa verificada no sector terciário.

Ana Rita Fresco nº6 9ºC

Ana nº1 9ºC disse...

A razão pela qual existe a diminuição da população ativa está explicada pelo facto de existir uma forte mecanização em todas as áreas do setor secundário sendo menos precisa a mão de obra humana.

Ana Milheirão nº1 9ºC

Anónimo disse...

A Diminuição do sector secundário deveu-se ao aumento elevado do sector terciário nos ultimos tempos e com isso a diminuição do sector secundario

Anónimo disse...

Para além da deslocalização das indústrias para os países em desenvolvimento, a outra razão que explique a diminuição da população activa verificada no sector secundário é a evolução industrial.

Nádia Neto nº16 9ºC

Anónimo disse...

Porque cada vez mais a tecnologia tem vindo a "crescer". Por isso para a mão-de-obra ser mais barata, venda do produto, e a produção ser muita, recorreram cada vez mais ás novas tecnologias...
Logo vai haver mais desempregados...

Daniela Caetano ; nº10; 9ºC

franciscoleal disse...

e o 9ºC continua a ser o mais participativo....

Anónimo disse...

Para além da deslocalização das indústrias para os países em desenvolvimento, também a evolução das fábricas explicam a diminuição da população ativa verificada no setor terciário.

Ana Rita Gomes Ribeiro;
n.º 5
9.º C

Anónimo disse...

uma outra razão para a diminuição da população ativa verificada no sector secundário é a industrialização, pois como o aumento das máquinas veio substituir o homem.




Rafael Baptista nº18 9ºC

Anónimo disse...

Outro dos factores preponderantes foi a mecanização e automação da indústria, o que dispensa a utilização de mão de obra. Paralelamente houve uma grande evolução do sector terciário que se tem vindo a afirmar como o sector mais importante.

Mafalda Griné nº15 9ºC

Ana Lúcia nº4 9ºC disse...

O setor secundário tem vindo a descer por causa da evolução industrial e porque a população foi mais para o setor primário, então é preciso menos população ativa.


Ana Lúcia, nº4, 9ºC

Anónimo disse...

a população activa do sector secundário diminuiu, devido à "movimentação" das fábricas.

Ana Filipa Trinco nº3 9ºC

Anónimo disse...

Para além das fabricas irem para países com mão-de-obra barata, as pessoas foram cada vês mais trocados por máquinas e as pessoas não querem ser opeárias, querem um emprego mais seguro.

Gonçalo Oliveira nº13 9ºC

Anónimo disse...

razão e que existe diminuição do sector secundário é porque deve-se ao aumento do sector terciário nos últimos anos com isso deu-se a diminuição do sector secundário

nº8
9ºD

Anónimo disse...

Para além da deslocalização das indústrias para paises em desenvolvimento, um dos factores que considero importante é a falta de novos investidores no sector.



Carolin Zerpa nº7 do 9ºA

Anónimo disse...

No mapa fantastiico na india e na china estão sempre a nascer e a morrer pessoas.

franciscoleal disse...

Obrigado pelos v. comentários relativos a este post. A resposta mais corretas foram as que afirmaram que a diminuição da população activa no sector secundário tinha a ver com o crescente aumento do grau de mecanização das fábricas, com máquinas cada vez mais sofisticadas a nível da automatização e do uso da robótica, o que faz diminuir o número de operários necessários.
Gostei das respostas da Ana Rita, Ana Milheirão,Rafael Baptista, Mafalda Griné e Gonçalo Oliveira.

Anónimo disse...

nao explica bem ou melhor explica como se fossemos crianças de 5 anos xc

franciscoleal disse...

Obrigado pelos comentários.
Será que alguém nos conseguirá elucidar sobre a explicação,para maiores de 5 anos, que terá faltado?