Ao turismo podemos associar diferentes conceitos pois o fenómeno tem evoluido no tempo e existem diferentes turistas e diferentes tipos turismo.
Para se integrar melhor esta informação pode ver-se o Video-clip, clicar nos Links e observar seguintePpt:
O Turismo from
Desafio/Simulaçao da Semana -És Presidente do Turismo de Portugal. No exercício da tuas funções diz qual o Produto Turístico que mais apostavas para o nosso país. Justifica a tua opção e indica as medidas que tomarias para o seu desenvolvimento. Boas decisões!(os professores franciscoleal e doloreslopes)
Opinião/Argumentação (dificuldade: Médio/Alto)
12 comentários:
o turismo em Portugal, tem aumentado, devido aos turistas que vêm visitar monumentos e paisagens portugueses.
os turistas, gostam de saber e de ouvir as historias sobre os monumentos e paisagens de Portugal. vêm também a Portugal, para ouvirem os músicos e cantores portugueses, de quem gostam, aproveitando assim para desfrutarem dos pratos portugueses e dos vinhos portugueses.
Ana Filipa Trinco nº3 9ºC
Se eu fosse presidente turistico apostaria mais no turismo cultural e paisagistico porque acho que as pessoas quando vão de férias para os outros países vão para conhecer o país e a sua cultura. Para o desenvolvimento desta cultura verificaria a qualidade dos hoteis, preservaria o máximo possível todos os elementos paisagisticos e culturais de Portugal, promoveria encontros formativos/informativos da nossa cultura dirigidos a todos os potênciais utilizadores.
Ana Lúcia
nº4, 9ºC
Eu apostaria no turismo urbano. Porquê? Porque é um produto turístico em franco crescimento, desperta a atenção de todas as idades e não sofre grandemente os efeitos da sazonabilidade.
Para o seu desenvolvimento, tomaria as seguintes medidas:
-assinaria um protocolo com o Governo e as câmaras municipais para a reabilitação dos sítios, monumentos e centros históricos de todas as principais cidades do país;
-apoiaria a requalificação de edifícios devolutos convertendo-os em hotéis para diferentes tipos de bolsas no centro das cidades;
-promoveria o desenvolvimento de transportes rápidos, concedendo facilidades às low cost nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada, bem como ligações rápidas às principais cidades;
-promoveria a criação de roteiros temáticos urbanos e interurbanos que se focassem em nichos de mercado complementares. Exemplos: "roteiro dos Descobrimentos" (exemplo de roteiro urbano); "roteiro das cidades com castelos", "roteiro da Arquitectura do Ferro"(exemplos de roteiros interurbanos).
Mafalda Griné nº15 9ºC
Gostei muito da apresentação.
continuação de um bom trabalho
O produto turístico que mais apostava no Turismo de Portugal era o de Sol e Mar. Pois este produto turístico é barato e muito bom. Para o desenvolver
> Eu mantinha sempre as praia limpa
> colocava os hotéis de frente para o mar, um pouco mais baratos, visto que, estão bastante caros, devido a estarem em frente ao mar.
Ana Rita Gomes Ribeiro
N.º 5
9.º C
o turismo, é uma actividade do sector terciário, cuja importância económica e social, é muito importante.
se eu fosse a presidente do turismo, apostaria no produto que está relacionado com o sol e com o mar, pois é no Algarve que existem mais turistas nas épocas balneares e é também onde assume mais importância, atingindo assim os 88%.
Ana Filipa Trinco nº3 9ºC
No exercício das minhas funções o produto turístico em que mais apostava era na gastronomia da Bairrada, pois ofereçe uma diversidade de paladares e sensações gustativas.
As medidas que tomaria para o seu desenvolvimento são: programação de visitas guiadas nomeadamente(à rota do vinho,às adegas,aos restaurantes e aos lagares de azeite)e viniticultura.
Ana Teresa Nº8 9ºC
Eu escolhia o turismo de Sol e Mar devido a :
.60 milhões de viagens em 2004 e espera-se por 80 milhões em 2015;
. principais mercados emissores;
.despesa diária ronda dos 80 € aos 600 €;
. espera-se um crescimento de 1,5% até 2005;
.regiões prioritárias ao desenvolvimento;
.o crescimento de 1,5 representa cerca de 41% das motivações dos turistas estrangeiros em Portugal;
.assume mais importância no Algarve onde atinge os 88%;
.destino de preços baixos e mais hospitalidade;
.208 praias com bandeira azul, equivale a 39% do total;
.Algarve e as suas características de clima;
.e tem como desafio requalificar o Algarve, para fazer face à concorrência do mediterrâneo.
Nádia Neto nº16 9ºC
O produto turístico que mais apostava era na gastronomia e vinhos, pois Portugal é rico em diferentes tipos de gastronomia e tem um dos melhores vinhos do mundo. Para desenvolver este produto turístico, eu como presidente do turismo de Portugal, dava a conhecer às pessoas os melhores pratos de Portugal e os melhores sítios onde estes possam ser provados, pois é importante dar a conhecer sítios onde a gastronomia e os pratos típicos têm um preço acessível. Oferecia também programas onde as pessoas podiam ver e aprender a confeccionar o vinho de forma artesanal e onde pudessem provar os diferentes tipos de vinho. Por último, podia dar a conhecer algumas das receitas dos pratos típicos portugueses para as pessoas saborearem de uma bela refeição portuguesa em suas casas.
Talvez no Turismo de Natureza. Poderia-se ter mais espaços verdes (onde se devia de ter manutenção dos mesmos), mesas, para piqueniques. Também onde as pessoas poderiam descansar, e ter um espaço de lazer, criar parques de diversão para as crianças, entre muitos outros...
Daniela Caetano; Nº10; 9ºC
Talvez no Turismo de Natureza. Poderia-se ter mais espaços verdes (onde se devia de ter manutenção dos mesmos), mesas, para piqueniques. Também onde as pessoas poderiam descansar, e ter um espaço de lazer, criar parques de diversão para as crianças, entre muitos outros...
Daniela Caetano; Nº10; 9ºC
Se exerce o cargo de presidente turístico em Portugal, o que fazia era o seguinte:
-Divulgava de todas as maneiras possíveis as riquezas que se encontram no nosso país de forma a que qualquer pessoa se admirasse quando estivesse por exemplo a observar paisagens do nosso território que muitas são magníficas.
-O turismo urbano também tentaria desenvolver o mais que pudesse, devido ás pessoas que preferem as grandes cidades.
Rafael Pacheco nº14 9ºD
Enviar um comentário