O Sector Terciário engloba um vasto conjunto de actividades, as quais, apesar de não produzirem bens materiais, ajudam os outros sectores a produzir e a funcionar melhor. São grandes exemplos de actividades deste sector: o Comércio, os Transportes, os Serviços e a Administração.
O Sector Terciário já existe há milhares de anos, contudo foi principalmente a partir do Séc. XX que, nos países desenvolvidos, este sector se expandiu enormemente com o fenómeno da explosão urbana e a
terciarização da economia.
Como se pode observar na seguinte figura, os sectores de actividade evoluem no tempo, registando-se a partir de meados do Séc.XX (1950) uma evolução muito positiva do sector terciário em detrimento dos sectores primário e secundário. É a consequência da mecanização da agricultura/pescas e também da deslocalização das indústrias dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. Deste modo a
população activa concentra-se cada vez mais no sector terciário (cerca de 70%) desenvolvendo profissões em inúmeras áreas como o ensino, saúde, comércio, transportes, turismo, administração, direito, banca e seguros, jornalismo, telecomunicações, segurança e outros importantes serviços vários ( cabeleireira, limpeza, electricista, e manutenção, por exemplo)
Evolução dos Sectores de Actividade - Países Desenvolvidos
Para se consolidar esta informação podemos clikar nos Links, no Título e ver o seguinte Ppt:
Os Sectores de Actividade
(para os alunos de Geografia do 9º Ano da Sec. Mira)
Desafio da semana:
Para além da deslocalização das indústrias para os países em desenvolvimento, indica outra razão que explique a diminuição da população activa verificada no sector secundário. Não esqueças de indicar o nome, nº e turma. Bons Posts!
Atenção: Grau de dificuldade deste desafio - Médio/Alto
(os professores franciscoleal e doloreslopes)